quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Mateus 7


  1. Não julgueis, para que não sejais julgados.
  2. Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós.
  3. E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho?
  4. Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu?
  5. Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão.
  6. Não deis aos cães as coisas santas, nem deiteis aos porcos as vossas pérolas, não aconteça que as pisem com os pés e, voltando-se, vos despedacem.
  7. Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á.
  8. Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á.
  9. E qual de entre vós é o homem que, pedindo-lhe pão o seu filho, lhe dará uma pedra?
  10. E, pedindo-lhe peixe, lhe dará uma serpente?
  11. Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem?
  12. Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas.
  13. Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;
  14. E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.
  15. Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores.
  16. Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?
  17. Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus.
  18. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons.
  19. Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo.
  20. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.
  21. Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
  22. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
  23. E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.
  24. Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;
  25. E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.
  26. E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia;
  27. E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.
  28. E aconteceu que, concluindo Jesus este discurso, a multidão se admirou da sua doutrina;
  29. Porquanto os ensinava como tendo autoridade; e não como os escribas. 



Logo o primeiro versículo manda não julgarmos, para que não sejamos julgados. Essa mensagem é para todos, afinal aqui não tem ninguém melhor que ninguém. Somos todos irmãos. Infelizmente alguns pensam que são mais irmãos que os outros e se sentem no direito de ficar enfiando o dedo no pecado dos outros. Reparam no cisco no olho dos outros e não observam a enorme trave nos próprios olhos. Também se refere ao ensinar com o olho tapado, enxergar primeiro a Verdade para depois sim ensinar o que é certo. Parar com observações como: “Olha, você não está indo pra igreja, precisa buscar Deus, está afastado Dele”... Não julgue, pois esta pessoa pode estar muito mais próxima de Deus do que você imagina. Pode estar realmente amando o próximo e procurando servir a Deus, enquanto você está preocupado com o dinheiro do dízimo para o pastor ou, ainda, quem vai ficar na recepção do culto ou missa... Tire a trave do seu olho...
Quando manda não dar aos cães as coisas santas Ele está se referindo aos líderes religiosos. Mais para frente usará novamente essa figura de linguagem, muitas vezes (Guardai-vos dos cães, guardai-vos dos maus obreiros; Filipenses 3:2; ou ainda, quando os chamou de cães gulosos, em Isaías 56:11). Não é para dar à eles, tem gente precisando de verdade. Os cães, depois de fartos, se voltarão contra vocês. Não confiar neles, pois as coisas do Criador não pertencem a eles.
O contato deve ser direto. Sem intermediadores. Peçam, conversem com o Pai de vocês. E façam aos outros, o que vocês querem que eles lhes façam, esta é a “Lei e os profetas” (esse é o novo contrato). A porta larga é a do sistema religioso, da perdição e enganação. A estreia é a da Graça, do amor ao próximo, que poucos a entendem e encontram. Não encontram porque estão cegos e não enxergam o que leem nas Escrituras.
Opa, cuidado com quem? Com os falsos profetas... Tem muitos por aí hoje em dia. Aparentam ser bondosos, sinceros, mas são interesseiros, mentirosos. Devemos reconhecê-los pelos frutos. Eles não conseguem fazer o bem, preferem os ricos que os necessitados. Mais uma vez Jesus está criticando e alertando sobre o sistema religioso. Eles ficam gritando nas “sinagogas e ruas”, “Senhor, senhor”, falsamente, e não fazem a vontade do Criador, não amam a Deus e ao próximo. Estes, no dia do juízo, não serão conhecidos pelo Criador, pois só praticam o mal. Lobos devoradores. Nós só os vemos pedindo dinheiro, fazendo circo e construindo templos, pra pedir mais dinheiro...
Quem ouve essa mensagem e às pratica, quando vier a tempestade, ficará seguro, ao contrário dos que a ignoram (seguem os lobos). Infelizmente muitos a ignoram, e preferem continuar alienados, nem sequer suportam a sã doutrina.
Assim segue o Evangelho, de um lado o Salvador e do lado contrário os religiosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário