quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Mateus 6


  1. Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, não tereis galardão junto de vosso Pai, que está nos céus.
  2. Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.
  3. Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita;
  4. Para que a tua esmola seja dada em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, ele mesmo te recompensará publicamente.
  5. E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.
  6. Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.
  7. E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos
  8. Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes.
  9. Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;
  10. Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;
  11. O pão nosso de cada dia nos dá hoje;
  12. E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores;
  13. E não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.
  14. Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós;
  15. Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas.
  16. E, quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram os seus rostos, para que aos homens pareça que jejuam. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.
  17. Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto,
  18. Para não pareceres aos homens que jejuas, mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.
  19. Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam;
  20. Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.
  21. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.
  22. A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz;
  23. Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!
  24. Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.
  25. Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?
  26. Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?
  27. E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?
  28. E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam;
  29. E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.
  30. Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?
  31. Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?
  32. (Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;
  33. Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
  34. Não vos inquieteis, pois, pelo dia amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal. 



Jesus continua seu ensinamento falando do fazer o bem, fazer por amor e não por recompensa. Começa criticando quem dá esmolas para que outros vejam, quem faz para os outros ficarem maravilhados de como é bom. Isso não é de grande valor, pois fazem para aparecer. São hipócritas que já receberam seu prêmio, não têm mais nada a receber de Deus,  além do que o mundo lhes dá na vida terrena(a plateia para o show). Percebe que ele liga isso com o sistema religioso, dizendo “nas sinagogas e ruas”. Como vemos isso hoje em dia, é um showzinho atrás de outro e muitas vezes nem está ligado a dar esmolas ou algo do tipo. Esmola para aquela época não queria dizer pouca coisa, mixaria, mas uma grande ajuda, só que você nunca vai ler no Evangelho Jesus mandando dar alguma coisa para os líderes religiosos, é sempre para os necessitados, viúvas, órfãos etc. Fazer por amor e em segredo.
Essa parte de orar em pé nas sinagogas e esquinas é bem engraçada... O que mais tem hoje em dia é hipócrita gritando no ouvido dos outros e chamando Deus de surdo, só para serem vistos pelos outros, vazios. Manda orar em secreto, sem ficar repetindo ladainhas, mas conversando com Deus. A oração do “Pai Nosso” é um modelo dado por Ele, ensinando a não acumular riquezas, mas somente o pão de cada dia, o perdão para que seja perdoado etc.
Ao falar de jejum, está falando para os que estão sob a Lei de Moisés, era um costume do povo. A “Nova Aliança” não exige sacrifícios. E mesmo assim tem gente jejuando e fazendo cara de coitado, gemendo o dia inteiro...
Acumular tesouros nos céus é amar a Deus e ao próximo, obedecer ao mandamento. Não é ficar comprando absolvição dando dinheiro para templos e instituições, ou servir pastores. Amar ao próximo em atitude, se preocupar com quem está necessitado e fazer alguma coisa ao invés de guardar tudo para si.
Não é possível servir a Deus e ao dinheiro, devemos amar a Deus em PRIMEIRO lugar e ao próximo. Manda nos preocuparmos somente com isso e a cada dia. Não acumular para amanhã, pois Deus sabe do que precisamos e sempre nos proverá do que comer, beber e vestir. E Ele diz bem claramente, “... e estas coisa serão acrescentadas”. Não “todas as coisas”, como dizem por aí afora. Ele nos proverá do que é básico. Buscar o Reino dos céus não é ir frequentemente a alguma instituição religiosa, fazer tudo que mandarem, se alienar do mundo e sair se achando santo, mas é interagir com esse “mundo” e ajudar a quem precisa, para que o Criador seja glorificado.
Jesus, em seus ensinamentos, faz o contrário do que os líderes fazem hoje em dia, Ele incentiva os ouvintes a pensarem. Isso nunca foi pecado ou rebeldia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário