terça-feira, 25 de outubro de 2011

Mateus 11


  1. E aconteceu que, acabando Jesus de dar instruções aos seus doze discípulos, partiu dali a ensinar e a pregar nas cidades deles.
  2. E João, ouvindo no cárcere falar dos feitos de Cristo, enviou dois dos seus discípulos,
  3. A dizer-lhe: És tu aquele que havia de vir, ou esperamos outro?
  4. E Jesus, respondendo, disse-lhes: Ide, e anunciai a João as coisas que ouvis e vedes:
  5. Os cegos vêem, e os coxos andam; os leprosos são limpos, e os surdos ouvem; os mortos são ressuscitados, e aos pobres é anunciado o evangelho.
  6. E bem-aventurado é aquele que não se escandalizar em mim.
  7. E, partindo eles, começou Jesus a dizer às turbas, a respeito de João: Que fostes ver no deserto? uma cana agitada pelo vento?
  8. Sim, que fostes ver? um homem ricamente vestido? Os que trajam ricamente estão nas casas dos reis.
  9. Mas, então que fostes ver? um profeta? Sim, vos digo eu, e muito mais do que profeta;
  10. Porque é este de quem está escrito: Eis que diante da tua face envio o meu anjo, Que preparará diante de ti o teu caminho.
  11. Em verdade vos digo que, entre os que de mulher têm nascido, não apareceu alguém maior do que João o Batista; mas aquele que é o menor no reino dos céus é maior do que ele.
  12. E, desde os dias de João o Batista até agora, se faz violência ao reino dos céus, e pela força se apoderam dele.
  13. Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João.
  14. E, se quereis dar crédito, é este o Elias que havia de vir.
  15. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.
  16. Mas, a quem assemelharei esta geração? É semelhante aos meninos que se assentam nas praças, e clamam aos seus companheiros,
  17. E dizem: Tocamo-vos flauta, e não dançastes; cantamo-vos lamentações, e não chorastes.
  18. Porquanto veio João, não comendo nem bebendo, e dizem: Tem demônio.
  19. Veio o Filho do homem, comendo e bebendo, e dizem: Eis aí um homem comilão e beberrão, amigo dos publicanos e pecadores. Mas a sabedoria é justificada por seus filhos.
  20. Então começou ele a lançar em rosto às cidades onde se operou a maior parte dos seus prodígios o não se haverem arrependido, dizendo:
  21. Ai de ti, Corazim! ai de ti, Betsaida! porque, se em Tiro e em Sidom fossem feitos os prodígios que em vós se fizeram, há muito que se teriam arrependido, com saco e com cinza.
  22. Por isso eu vos digo que haverá menos rigor para Tiro e Sidom, no dia do juízo, do que para vós.
  23. E tu, Cafarnaum, que te ergues até aos céus, serás abatida até aos infernos; porque, se em Sodoma tivessem sido feitos os prodígios que em ti se operaram, teria ela permanecido até hoje.
  24. Eu vos digo, porém, que haverá menos rigor para os de Sodoma, no dia do juízo, do que para ti.
  25. Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos.
  26. Sim, ó Pai, porque assim te aprouve.
  27. Todas as coisas me foram entregues por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar.
  28. Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
  29. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.
  30. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.

            Após terminar as instruções aos doze discípulos, o Salvador continua sua pregação, mandando os discípulos de João Batista avisá-lo das coisas que Ele fazia e dizia, pois João estava preso. Quando eles se vão, Jesus dá seu testemunho a respeito de João Batista, sendo simples e pobre era o maior entre os homens. Mostra como os valores para o Criador são diferentes dos humanos, que sempre preferiram status, dinheiro, poder e aparência.
            O versículo 12 deste capítulo é muito utilizado por algumas instituições atualmente para passar a idéia de que os homens precisam se esforçar para se apoderarem do Reino de Deus. Isso é um absurdo enorme. Primeiro que estaria totalmente fora do contexto do capítulo e de todo Evangelho. Do capítulo porque Jesus está refutando os valores dos fariseus, que debochavam de João Batista e o acusavam de blasfêmia. Do Evangelho porque é o Evangelho da Graça, do Amor. Como um Evangelho que prega a Graça iria exigir algum tipo de esforço (como uma vida dentro da ditadura evangélica atualmente)? O sentido original, e que tem haver com o contexto, é o de violência e não de esforço. Homens violentos, mercenários, interessados no poder e dinheiro, fizeram violência ao Reino, tomaram para si o direito de dizer quem entraria ou não Nele.  Os líderes religiosos fazem isso até hoje... Ainda, um pouco mais a frente, vai ser falado, por Jesus, que eles tornam seus discípulos duas vezes mais filhos do Diabo do que do Criador, pois não pregam o amor ao próximo, mas o julgo e a acusação, com muita hipocrisia e mentira.
            A sabedoria é comprovada pelas obras que a acompanham. Ou seja, a questão está na qualidade dos frutos. Os pastores dos muitos templos de hoje em dia, que se dizem sábios, produzem bons frutos? Amam o próximo? Ou selecionam e preferem o que tem dinheiro ou algo a oferecer, menosprezando o necessitado ou roubando-lhe mais ainda? Esses discípulos enganados não amadurecem nunca, a não ser pela vontade de Deus, pois nunca lhes foi pregado o Evangelho da Graça e do Amor, sem necessidade de sacrifícios e submissão a líderes humanos e falhos.  O único Bom Pastor é Jesus, aqui somos todos irmãos e não temos direito de julgar o comportamento de ninguém, pois todos somos pecadores e por todo tempo. Se alguém afirma não estar em pecado, chama Deus de mentiroso 1 João 1:10.
            Continuando, o Salvador adverte e repreende as cidades que viram os milagres, escutaram as “Boas Novas” e, mesmo assim, não creram. As coloca em posição inferior a Sodoma, destruída pela falta de amor ao próximo (livro de Joel).
            Ele agradece, ao Criador, por ter se revelado somente aos simples e humildes, não aos senhores da Lei e “sábios”. Chama a todos os cansados e oprimidos, pelo julgo dos fariseus, o sigam, pois seu mandamento não é pesado e cheio de julgo como a Lei de Moisés. Repare bem que é para ir a Ele, direto, não aos sacerdotes, ou, ainda, aos descendentes dos fariseus de hoje em dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário