segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Mateus 10


  1. E, chamando os seus doze discípulos, deu-lhes poder sobre os espíritos imundos, para os expulsarem, e para curarem toda a enfermidade e todo o mal.
  2. Ora, os nomes dos doze apóstolos são estes: O primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão;
  3. Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Lebeu, apelidado Tadeu;
  4. Simão o Zelote, e Judas Iscariotes, aquele que o traiu.
  5. Jesus enviou estes doze, e lhes ordenou, dizendo: Não ireis pelo caminho dos gentios, nem entrareis em cidade de samaritanos;
  6. Mas ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel;
  7. E, indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus.
  8. Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai.
  9. Não possuais ouro, nem prata, nem cobre, em vossos cintos,
  10. Nem alforjes para o caminho, nem duas túnicas, nem alparcas, nem bordão; porque digno é o operário do seu alimento.
  11. E, em qualquer cidade ou aldeia em que entrardes, procurai saber quem nela seja digno, e hospedai-vos aí, até que vos retireis.
  12. E, quando entrardes nalguma casa, saudai-a;
  13. E, se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; mas, se não for digna, torne para vós a vossa paz.
  14. E, se ninguém vos receber, nem escutar as vossas palavras, saindo daquela casa ou cidade, sacudi o pó dos vossos pés.
  15. Em verdade vos digo que, no dia do juízo, haverá menos rigor para o país de Sodoma e Gomorra do que para aquela cidade.
  16. Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e inofensivos como as pombas.
  17. Acautelai-vos, porém, dos homens; porque eles vos entregarão aos sinédrios, e vos açoitarão nas suas sinagogas;
  18. E sereis até conduzidos à presença dos governadores, e dos reis, por causa de mim, para lhes servir de testemunho a eles, e aos gentios.
  19. Mas, quando vos entregarem, não vos dê cuidado como, ou o que haveis de falar, porque naquela mesma hora vos será ministrado o que haveis de dizer.
  20. Porque não sois vós quem falará, mas o Espírito de vosso Pai é que fala em vós.
  21. E o irmão entregará à morte o irmão, e o pai o filho; e os filhos se levantarão contra os pais, e os matarão.
  22. E odiados de todos sereis por causa do meu nome; mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.
  23. Quando pois vos perseguirem nesta cidade, fugi para outra; porque em verdade vos digo que não acabareis de percorrer as cidades de Israel sem que venha o Filho do homem.
  24. Não é o discípulo mais do que o mestre, nem o servo mais do que o seu senhor.
  25. Basta ao discípulo ser como seu mestre, e ao servo como seu senhor. Se chamaram Belzebu ao pai de família, quanto mais aos seus domésticos?
  26. Portanto, não os temais; porque nada há encoberto que não haja de revelar-se, nem oculto que não haja de saber-se.
  27. O que vos digo em trevas dizei-o em luz; e o que escutais ao ouvido pregai-o sobre os telhados.
  28. E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo.
  29. Não se vendem dois passarinhos por um ceitil? e nenhum deles cairá em terra sem a vontade de vosso Pai.
  30. E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados.
  31. Não temais, pois; mais valeis vós do que muitos passarinhos.
  32. Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus.
  33. Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus.
  34. Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada;
  35. Porque eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra;
  36. E assim os inimigos do homem serão os seus familiares.
  37. Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim.
  38. E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim.
  39. Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida, por amor de mim, achá-la-á
  40. Quem vos recebe, a mim me recebe; e quem me recebe a mim, recebe aquele que me enviou.
  41. Quem recebe um profeta em qualidade de profeta, receberá galardão de profeta; e quem recebe um justo na qualidade de justo, receberá galardão de justo.
  42. E qualquer que tiver dado só que seja um copo de água fria a um destes pequenos, em nome de discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão.

                Importante destacar para quem é direcionada esta passagem. É somente para aqueles doze discípulos. Era dada tal autoridade e instruções somente a eles. O sistema religioso de hoje passa isso como sendo instruções para o próprio sistema. Lendo por completo o capítulo e tendo uma cabeça “descontaminada” fica bem simples de se vera verdade e perceber as críticas embutidas ao sistema. O Salvador dá duas ordens claras, para não irem aos gentios (estrangeiros, imundos, nós que não somos judeus) com as boas novas, e para darem de graça o que de graça receberam. O trecho que os líderes de hoje adoram é “porque digno é o operário do seu alimento” (ou, em traduções mais manipuladas, “digno é o obreiro do seu salário”), pois adoram mentir para justificar sua roubalheira. O que o Salvador está instruindo nesse trecho é para que eles não se preocupem com essas, como comida, onde dormir etc., pois quem os receber lhes ofereceria. Não fala nada de dinheiro ou coisa parecida. Fica bem claro que a instrução não é para os religiosos, pois os chama de lobos. Manda serem cautelosos com estes. Onde é dito que serão açoitados? Nas sinagogas deles.
                O ensinamento prossegue aos doze, avisando que antes que percorram toda Israel, Ele, o Filho do Homem, voltará. Não é referência ao apocalipse, é só para doze e sobre o momento que Ele ressuscitaria.
                Não tenham medo deles (novamente religiosos), tudo vai ser revelado, tanto as mentiras quanto as que eles ocultaram. Não tenham medo de testemunhar a Verdade, a alma vale mais que o corpo. E Ele segue ensinado aos doze sobre o valor e peso da decisão de segui-Lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário